ALOIS HUNKA

O ARTISTA

      Alois Hunka Nasceu em Natal, em 1965, aos 10 anos mudou-se para o Recife iniciando seus estudos de pintura. Aos 22 anos iniciou sua carreira profissional pintando casarios e paisagens em óleo sobre tela.

 

     Já amadurecido, enveredou pelo abstrato produzindo trabalhos leves, limpos e com forte tendência ao monocromático, Mesmo quando utilizava cores, o fazia com moderação.

 

     No final de 1989, já produzindo telas com forte conteúdo, montou uma exposição permanente em um escritório de arquitetura e ali permaneceu durante anos, onde teve a oportunidade de se relacionar com vários profissionais do meio e interagir com as mais diferentes formas de arte

 

      Incansável, jamais abandonou a pesquisa. Sempre buscando novos materiais e desenvolvendo novas técnicas, visando um trabalho equilibrado e forte o suficiente para deixar sua marca. Apesar das texturas e traços fortes, seu objetivo é proporcionar paz e tranqüilidade não só para si, como também para o público que observa.

 

     Embora seus trabalhos sejam predominantemente abstratos, seu gosto pelo figurativo o faz um permanente estudioso na arte de desenhar e fazer esculturas. Eclético, utiliza os mais diversos materiais tais como argila, madeira e pedra. Admirador profundo das formas femininas, plasticamente perfeitas e belas, com prazer as inclui em seus estudos.

 

     Suas pinturas sofreram influencia de grandes artistas como Burle Marx, Picasso, Kandisnky e Miró. Suas criações muitas vezes límpidas e outras vezes, um emaranhado de formas parecem causar confusão, porém são partes de sua alma eclética, muito bem definidas nas suas diferentes fases.